O Criatório

 

Haras Helvétia - O CriatórioVindo de uma cidade do interior, Paulo César Maia passou a infância em contato com a natureza e os cavalos. Cresceu ouvindo os conselhos de seu pai, que se tornariam fundamentais para seu futuro como criador.

Campinas foi a cidade escolhida para iniciar seu criatório. Aprendeu sobre as diversas raças durante as viagens a procura de cavalos, quando descobriu o Campolina e por ele se maravilhou: correspondia a todas as qualidades que ouvia de seu pai.

O aprendizado foi obtido após erros e acertos. Paulo mergulhou no mundo da raça, adaptando-se à sistematização da criação.

Tornou-se membro da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Campolina (ABCCC) e aprofundou-se cada vez mais, através de cursos e exposições.

Unindo-se a amigos com interesses comuns, formou um grupo para difundir a raça no Estado de São Paulo e divulgar principalmente sua marcha.

Oportunidades começaram a surgir. Sua primeira chance para divulgar o cavalo Campolina veio com a FAICI (encontro agropecuário de Indaiatuba), onde realizaram um campeonato de marcha que premiou o vencedor do evento com um carro 0Km, novidade para a época!

Após esta investida foi criado o Núcleo dos Criadores do Cavalo Campolina de Indaiatuba e Região, que mais tarde uniu-se à Sociedade Paulista, formando o atual Núcleo dos Criadores do Cavalo Campolina do Estado de São Paulo (NCCCSP).

Paulo se envolveu cada vez mais com atividades políticas para poder participar mais ativamente das decisões sobre a raça. Assumiu cargos como o de presidente do NCCCSP, vice-presidente e diretor da ABCCC.

O Haras Helvétia foi fundado em 1979, e está localizado na região sudoeste do município de Campinas (próximo a Indaiatuba). O fundador, Paulo Maia, cria no local cerca de 30 animais e preocupa-se em deixá-los soltos e domá-los seguindo as referências de marcha e boa índole.

 
Haras helvetia - Todos os direitos reservados